quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Derpy Rock

Tal como certas correntes da música a meio do século XX atravessaram períodos de extrema erudição, afastando-se das suas origens populares, também as artes digitais atravessam uma era de experimentação. Muitos dirão que a criação de nichos e ramificações são algo inevitável na maturação de uma forma de arte, e é por isso interessante estudar a trajectória desta em particular, ao parecer querer voltar agora às suas origens mais básicas.

A simplicidade da obra hoje em analise é reminiscente de grandes colossos do passado da categoria Advice Animals como o Philosoraptor (2008) e Socially Awkward Penguin (2009) e talvez por isso não seja surpreendente o extremo poder de viralidade que parece já apresentar. Voltando aos bons velhos tempos de uma image macro de fundo bicolor com texto impact em cima e em baixo, este meme remete-nos para tempos mais simples da nossa infância, quando o YouTube era a principal plataforma de entretenimento e o Google era uma empresa tecnológica.

Ao percorrer uma galeria repleta de variações desta obra colectiva, um leitor menos atento poderia desprezá-la como pouco interessante, infantil ou até fútil, notando a má gramática em todos os painéis ou a falta de outras componentes audiovisuais como vídeo ou música, mas o que é certo é que o facto de ser ter despojado destes "artifícios" faz com que a facilidade de propagação desta obra seja quase ímpar na internet das coisas. Muitos poderão teimar a catalogar estas macros simples como "memes de frigorífico", mas o meio não deve ser o factor maior numa analise artística que se quer tanto imparcial quanto possível.



Ainda que consideremos essa fácil propagação o ponto forte, este acaba por ser, aos olhos deste crítico, o maior ponto fraco do meme: a facilidade com que se propaga dá origem a uma constante repetição temática que não resulta a favor da obra, na medida em que o material humorístico disponível é extremamente reduzido e parece ter já atingido o limite. Apesar de ser fácil compreender "a cena" do mesmo, possivelmente acabará por aborrecer o memester mais devoto.

★★☆☆☆

Santiago Maciel, in PopCult.com, 24 Jan. 2037

Sem comentários:

Enviar um comentário